Meu posicionamento quanto ao coronavírus – Aline Kimura | PsicoReab

Meu posicionamento quanto ao coronavírus se resume em 10 itens:

1) Não maximizar, nem minimizar o que está acontecendo. Algumas fake news estão aumentando o número de mortes, o que cria a “epidemia do medo” DESNECESSARIAMENTE. Por outro lado, tem quem rebata com “Mas, no Brasil, um monte de gente morre todo dia por dengue ou feminicídio”. Isto faz com que os cuidados básicos para evitar a piora da pandemia não sejam tomados.

2) Para não maximizar, nem minimizar o coronavírus é necessário ter informações CONFIÁVEIS. Por isto, mantenha-se atualizado pelos sites do Ministério da Saúde e da OMS. Existe também um aplicativo criado pelo Ministério da Saúde sobre coronavírus. Todos estes links estão no final deste texto.

3) Não seja cúmplice de FAKE NEWS. Antes de divulgar qualquer coisa, confirme a fonte e, se possível, rebata com informações verdadeiras. No final deste texto tem um link com as fake news sobre o coronavírus e os esclarecimentos pelo Ministério da Saúde. Você também pode telefonar para o 136.

4) O coronavírus é uma pandemia. Isto significa que a doença está se propagando, em vários lugares (continentes), ao mesmo tempo. Pandemia é uma questão de localização. No momento, não é possível impedir a propagação do vírus, mas TODOS NÓS podemos MINIMIZAR a disseminação. Como?

》Para não pegar o coronavírus:

▪Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel;

▪Não tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;

▪Evitar lugares fechados com aglomerado de pessoas;

▪Evitar beijos, abraços e compartilhamentos de objetos pessoais;

▪Evitar viajar, principalmente, para os locais de foco da doença.

  • Observação: Higienizar as mãos é mais importante que usar máscara para quem não quer pegar o vírus! Se você usar máscara, mas coçar os olhos com a mão contaminada, há chance de adquirir a doença.

》Para não passar o coronavírus:

▪Cobrir o espirro e a tosse com o braço (sim, é braço; não é mão. As gotículas escapam pelas frestas dos dedos);

▪Se usar lenço, use o descartável e jogue adequadamente no lixo;

  • Observação: No caso de suspeita ou confirmação do vírus, deve-se usar a máscara!

5) Tem gente que acredita que o coronavírus é uma lenda urbana, que não é tão grave assim ou se percebe como alguém que não se encaixa no grupo de pessoas mais suscetíveis (idosos, doentes crônicos ou com a imunidade baixa). Ok, é liberdade de cada um não querer se proteger. É possível pegar o coronavírus e não morrer ou não ter os sintomas intensos. É possível também ser assintomático, mas sair por aí transmitindo o vírus… Desta maneira, se trata de cuidado consigo e, também, com os outros. É uma questão de consciência de fazer parte do todo. Esta é a razão pela qual diversos eventos foram cancelados e adiados.

6) No hospital onde trabalho (IMREA-HC-FMUSP), na rede SUS, estamos seguindo o protocolo de prevenção e controle do coronavírus para pacientes e colaboradores. Eu não estou atendendo de máscara e mantenho os mesmos cuidados de sempre: higienizar as mãos com álcool, antes e depois dos atendimentos. Eu sou uma psicóloga que abraça e beija ao cumprimentar os meus pacientes, mas lá dentro estou evitando, para seguir o protocolo.

7) Fora do hospital, evito o que é possível evitar. Por exemplo, hoje eu iria no Seminário de Conscientização da Violência Contra a Mulher com Deficiência na Câmara Municipal de SP. Decidi não ir para evitar o aglomerado. Por outro lado, eu sou uma pessoa que se desloca de transporte público por SP. Não deixei de fazer isso, só tenho me atentado mais para não coçar os olhos e tudo o mais.

8) Na PsicoReab, como os meus atendimentos são online, tudo continua normalmente. Inclusive, com os meus pacientes da Ásia e da Europa.

9) O coronavírus veio para mostrar que existe uma parte da saúde, que é a do autocuidado, do qual eu tanto falo, e uma boa parte que é a da saúde pública, do coletivo. E isso implica respeito, empatia e compaixão pelos demais, principalmente, pelos mais vulneráveis. Uma boa oportunidade para se praticar estas virtudes.

10) Ah! Só para lembrar: é pelo SUS que está sendo realizada a confirmação e o monitoramento do coronavírus. Vamos defender o SUS.

Observação: pelo número de acessos, o site do Ministério da Saúde tem caído e o aplicativo tem ficado muuuuuuito lento. O 136 tem funcionado.

Links:

OMS

Ministério da Saúde

Fake News sobre coronavírus – Ministério da Saúde

Aplicativo Coronavírus – Ministério da Saúde

Android

IOS

Telefone: 136

#psicoreab #psicologiadareabilitação #psicólogaalinekimura #alinekimura #deficiênciafísica #dorescrônicas #terapiaonline

Deixe uma resposta